domingo, 21 de junho de 2009

TPM

Os hormônios são um dos aspectos mais estudados no que diz respeito às causas da TPM. Ela ocorre perto do final do ciclo menstrual de uma mulher e os hormônios que têm grande participação neste ciclo são o estrógeno e a progesterona. Após a ovulação, a última fase do ciclo menstrual tem início e é nesse momento que os sintomas da TPM costumam aparecer. Durante esta fase, os ovários aumentam a produção de estrógeno e começam a produzir progesterona para preparar o útero para uma possível gravidez. Se o óvulo não for fertilizado, a produção de estrógeno e progesterona cai. Essa queda hormonal faz com que o revestimento do útero morra e seja descartado, levando à menstruação. Assim que a menstruação começa, os sintomas da TPM param após um ou dois dias. Os pesquisadores acreditam que os hormônios estrógeno e progesterona interagem com certos compostos químicos do cérebro, os neurotransmissores, e que essa interação é que pode acabar afetando o humor e contribuindo para outros sintomas de TPM.
Hormonios e neurotransmissores: a serotonina regula os padrões de humor e sono, os níveis mais baixos de serotonina costumam ser associados a depressão, irritabilidade, raiva e desejo por carboidratos, sintomas da TPM; o ácido GABA é um neurotransmissor associado com ansiedade e depressão e a progesterona pode aumentar a atividade deste neurotransmissor; as endorfinas aumentam as sensações de prazer e reduzem a intensidade da dor, tanto o estrógeno como a progesterona podem afetar os níveis de endorfina; tanto a noradrenalina como a adrenalina são neurotransmissores envolvidos na resposta do corpo ao estresse, o estrógeno pode afetar os níveis de ambas, influenciando a pressão sangüínea, freqüência cardíaca e o humor.

3 comentários:

  1. Bem explicado esse resumo de TPM. Gostei 100%

    ResponderExcluir
  2. Se sabem tanto não há modo de evitar ? E até depois da menopausa não poderiam criar medicamentos q evitassem as doenças piores do após menopausa ! Será q ainda o farão ?

    ResponderExcluir
  3. Se sabem tanto não há modo de evitar ? E até depois da menopausa não poderiam criar medicamentos q evitassem as doenças piores do após menopausa ! Será q ainda o farão ?

    ResponderExcluir