A medula adrenal libera adrenalina e noradrenalina. Preparam o indíviduo para um ação imediata, reação de luta ou fuga (atividade simpática, sistema nervoso em ação). Exemplo: esportes radiacais.

Bem vindo! Este blog é mais uma ferramente para seus estudos e curiosidades sobre o sistema endócrino. Esperamos que seja útil para suas pesquisas.
Os esteróides anabolizantes são um grupo de hormônios ligados aos androgênios, os hormônios masculinos. São usados para melhorar a performance atlética e estimular o ganho de massa muscular.O principal androgênio é a testosterona. Os hormônios masculinos são produzidos nos testículos e na glândula supra-renal.
Os efeitos colaterais mais comuns: testículos diminuem, diminuindo a produção de espermatozóides e causando atrofia; aparecimento de mamas nos homens; normalmente a testosterona é convertida em parte para o hormônio feminino estradiol; alguns androgênios são tóxicos ao fígado, podendo levar a hepatite e falência hepática; ocorre maior risco de morte súbita em usuários de anabolizantes; acelera o processo de calvície; insuficiência renal; câncer de próstata; aumento do colesterol; alteração da voz; comportamentos agressivos e distúrbios psiquiátricos.
Nos adolescentes os anabolizantes interrompem o crescimento e aceleram a puberdade se tomados quando muito jovem. As mulheres passam desenvolver características masculinas como voz grossa, alargamento da mandíbula, aumento do clitóris, calvície, crescimento de pelos na face e cessação da menstruação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário